sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fala Sério™ - 1 - Conhecimentos

É importante ter conhecimento? Acho que ninguém discorda que sim. Mas de que "conhecimento" estamos falando? Ser inteligente é ter conhecimento? Experiência é uma forma de conhecimento? O que é inteligência? Estas são perguntas que cercam não só a leigos mas também intrigam a ciência e, como não estamos aqui para desvendar mistérios, vamos falar de uma forma de conhecimento pouco percebida: o conhecimento interpessoal. 
Que fique claro: não defendo o favorecimento em nenhuma esfera, repito, em nenhuma esfera, porém não tenho como negar que o conhecimento interpessoal faz "o mundo girar mais rápido para muita gente".
Para este tipo de assunto, exemplos explicam muita coisa, então passemos aos exemplos práticos.
Sempre gostei de cinema. Não para ficar discutindo se a fotografia é boa, ou se o tema é politicamente correto, ou se as roupas dos personagens estão de acordo com a época e toda essa baboseira que crítico de cinema adora. Não sou crítico...pelo menos de cinema, não. Mas, voltando ao assunto, por gostar de cinema como uma boa diversão resolvi comprar um Home Theater. Depois de passar horas procurando por um modelo que agrade - porque parece que as empresas fazem de sacanagem: 53481,35 modelos diferentes com nomes do tipo 39/5ST-55300...  - consegui escolher um.
Bom lá vou eu procurar em alguma loja. Qual foi minha surpresa? Ao entrar em uma loja encontrei um amigo de muito tempo trabalhando como vendedor. Ao comentar o que estava procurando e qual modelo tinha escolhido ele disparou:
- Ih, essa marca não presta!
Completando logo em seguida:
- Tenho um modelo aqui bem melhor pelo mesmo preço.
Aí, eu, leigo no assunto e sem saber o que fazer, não comprei naquele momento. Preferi dar uma pesquisada na internet sobre os dois modelos: o "problemático" e o outro.
E não é que meu amigo tinha razão... o problemático era problemático mesmo! E o modelo que ele me indicou, não tinha nenhuma reclamação na internet em fóruns de tecnologia. Pelo menos nos que procurei. E, pela facilidade de achar os defeitos do outro, acho que não tem mesmo.
Assim, se eu não conhecesse o vendedor dificilmente teria comprado outro modelo senão o o que já havia escolhido e, claro, adquiriria um "pesadelo" em vez de um "sonho".
Um segundo exemplo, aconteceu na área de saúde. Minha mãe se sentiu mal e eu precisei levar ela ao hospital. Depois que ela foi atendida, não conseguia falar com ela fora do horário de visita - quem já precisou de hospital público sabe a merda que é. Aí, estava eu lá na sala de espera, quando passa por mim uma ex-aluna minha, agora trabalhando na enfermaria do maldito hospital. Pedi a ela que verificasse como minha mãe estava. Ou seja, mais uma vez uma pessoa conhecida fez a diferença.
Tudo na vida é assim, conhecimento, nesse caso conhecimento (inter)pessoal. 
Uma indicação de currículo pode poupar gastos enormes para uma empresa em uma seleção de candidatos. Um médico conhecido pode salvar sua vida. Um vendedor conhecido pode salvar sua paciência e seu bolso.
Uma frase que li há tempos retrata bem isso:
"O voo do homem através da vida é sustentado pela força de seus conhecimentos."
E isso é verdade. Quase absoluta.
Volto a dizer, não é uma questão de favorecimento e acho que os exemplos que retratam bem isso. Mas acho que ter amigos facilita, e muito, as coisas.
Portanto a mensagem que quero deixar é: faça amigos. Eles podem te ajudar. Eu falei amigos, não conhecidos. Afinal, você poderá ajudá-los também.

Está dado o recado.


Fala Sério
Textos que não têm nada a dizer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário