sábado, 7 de novembro de 2009

LMI - Episódio 2 - "A Bússola de Ouro"

Bom, olá galera, este é mais um episódio do Lendas e Mitos da Internet. Talvez este nem seja tão conhecido, mas como o recebi ontem por e-mail e é relacionado ao cinema, reconheço que fiquei curioso. O fato trata do filme "A Bússola de Ouro". O e-mail que recebi diz, resumindo, que o filme é uma apologia ao não cristianismo. Como eu sou um cara que não acredita em tudo que lê, eu resolvi estudar o assunto, eis os fatos:

O filme é baseado no livro do escritor Philip Pullman (foto ao lado) e, ao que tudo indica ele é ateu, sendo assim, é lógico que a coisa vai feder, afinal o filme trata de assuntos como alma, morte e outras coisas sobre a existência dos seres humanos que - como não podia de ser - são sempre polêmicos e, por definição, dividem opiniões. Para que você tire suas próprias conclusões leia a sinopse do filme:


"Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "daemon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre."


Há outras coisas a serem analisadas, o filme não fez sucesso, pois ele é bem mais brando em relação à polêmica que o livro, pelo menos é o que diz um dos links que envio abaixo; outra coisa é que o filme foi lançado em 2007 mas o email que recebi diz que o filme está para ser lançado nos cinemas e pede para boicotarmos...



Cada um que tire suas próprias conclusões, analisando os fatos. Parece que estão "chutando cachorro morto." O filme era para ser uma trilogia assim como os livros, mas devido ao insucesso o projeto "morreu" no estado "embrionário". Assim, nada podemos concluir...conspiração? Apenas polêmica? Ou realmente o filme faz críticas severas à religião?
Eu assisto filmes, seja em casa ou no cinema, apenas para passar o tempo e não para discutir política, religião, futebol, sexo dos anjos ou se Capitu traiu ou não traiu Dom Casmurro. Pra mim cinema é diversão. Talvez eu seja muito ignorante, mas estes assuntos nunca aparecem evidentes nos filmes que assisto. Ou, talvez, seja pura ingenuidade minha, vai saber.
Os fatos estão aí, se quiser saber mais clique nos links abaixo e leia sobre o autor e sobre toda a polêmica em volta do filme. Não foi primeiro e, provavelmente, não será o último a sofrer este tipo de retaliação.
Abaixo segue o trailer do filme, assista, se não tiver medo da influência anti-cristã dele:





Links relacionados ao filme:




Nenhum comentário:

Postar um comentário