sábado, 7 de novembro de 2009

D- Desafio 6 - "Os 35 camelos"

Dois amigos viajavam pelo deserto usando um único camelo, quando encontraram três pessoas discutindo:
- Não sairei prejudicado - diz um deles.
- Muito menos eu! - fala o outro homem.
- Isso não é justo! - esbraveja o terceiro.
Chegando mais perto, os dois viajantes interrogam os três homens para saber o que estava acontecendo:
- O que está havendo aqui? - Pergunta um dos viajantes.
- O que ocorre - diz calmamente um dos homens - é que somos irmãos e herdamos do nosso pai estes 35 camelos - diz ele, apontando para os quadrúpedes. Só que não conseguimos dividir as quantidades para cada um dos irmãos, pois segundo o testamento do nosso pai, o irmão mais velho deveria ficar com metade dos camelos, o do meio com um terço e o mais jovem, com um nono dos animais.
Eu sei como resolver - fala o viajante. Mas para isso, preciso utilizar meu camelo nesta empreitada. O outro viajante fica com medo, mas sabendo que o primeiro entendia da "maldita matemática", aceitou "a parada".
- Pois bem - disse o viajante - vou juntar aos seus 35 camelos o meu camelo, perfazendo um total de 36.
 - Você meu amigo - direcionou-se ao mais jovem, vai receber 4 camelos que correspondem a um nono do total de 36. Recebe agora mais do que antes, quando daria "três-vírgula -qualquer-coisa"...
 - O irmão do meio - continuou ele - vai receber 12 camelos que correspondem a um terço do total de animais. Também é mais do que antes, quando receberia 11 e mais uns "quebrados"...
 - O mais velho fica com 18 camelos. É fácil perceber que também sai no lucro, uma vez que antes iria receber 17,5 camelos.
Assim acho que todos sairam ganhando - diz o viajante - pois cada um recebeu mais do que receberia antes. E, claro, todos os três irmãos assentiram que sim com a cabeça.
Pois então, somando as quantias que cada um recebeu (18 + 12 + 4) temos um total de 34 camelos: o original que foi colocado por mim e mais um que pego como minha recompensa pela divisão, que deixou todos nós satisfeitos.
E os dois viajentes prosseguiram a viagem, desta vez, um em cada camelo.

A pergunta é: como é possível que ao final da divisão sobrem dois camelos mesmo com cada irmão recebendo mais do que deveria?

Em breve a resposta.
D-
"Quem nunca tirou 1?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário